Se você tem problemas com seus e-mails aqui vão algumas dicas:
1. Tenha um e-mail oficial e um e-mail secundário – quando precisar se registrar em sites duvidosos ou em malas diretas utilize sempre seu e-mail secundário, assim evita que seu e-mail principal fique cheio de bobagens.
2. Crie horários para checar suas mensagens – Desligue seu e-mail e crie horários específicos para checar novas mensagens. Minha sugestão é no máximo 5 períodos durante o dia, evitando as interrupções constantes. Se você precisar muito, crie uma regra em seu software para avisá-lo quando o e-mail de uma pessoa realmente importante chegar.
3. Ao ler um e-mail tome uma ação imediata – Se o e-mail exigir alguma ação que irá tomar até 3 minutos então, faça logo. Se você deixar para depois vai ter que reler o e-mail e tomar a ação que já poderia ter sido feita. Se exigir um tempo maior de 3 minutos delegue ou crie uma tarefa para atender a esse e-mail em um horário mais apropriado.
4. Evite manter sua caixa de entrada com muitos e-mails – Muitos e-mails podem significar muitas pendências. Se você precisa fazer algo referente a um e-mail defina isso em sua agenda e apague-o da sua caixa de entrada. E-mails acumulados podem ser fontes de esquecimentos, problemas e dificuldade de localizar informações quando precisa.
Eu tomei outra atitude. Concentrei todos os velhos emails no Gmail, o serviço é super eficiente.
ResponderExcluirSe algum velho amigo mandar uma mensagem lá acabo recebendo.
Como minha quantidade de email caiu muito, deixo o GMAIL administrar para mim.
De vez em quando é só dar uma corrida e ver se alguma mensagem importante virou SPAM e pronto!