quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Dicas para não extrapolar nas festas de fim de ano

1 Durante o dia, antes da ceia de Natal ou de réveillon, faça refeições leves e consuma apenas pequenas porções.

2 Beba bastante líquido durante o dia.

3 Não belisque os alimentos enquanto estiver preparando a ceia, assim você evita as calorias extras.

4 Procure diminuir a ingestão de açúcar e evite ao máximo as carnes vermelhas e os pães. Deixe esses itens para a festa.

5 Durante a ceia, procure incluir no prato uma boa dose de saladas cruas. Elas são ricas em nutrientes e possuem um bom teor de fibras, que atuam como uma esponja na absorção de gorduras.

6 Entre as opções de carnes existentes para as comemorações de fim de ano, dê preferência para as assadas e as grelhadas. Evite as carnes gordurosas, como presunto, pernil, bacon, salame, pele de aves e carne vermelha com gordura.

7 Evite ou maneire com salgadinhos, frituras, embutidos e maionese. Pegue leve com queijos gordos, como gorgonzola, provolone e cheddar. Tente também ficar longe de massas com cremes ou molhos cremosos, que contribuem para o surgimento de doenças cardiovasculares, diabete e obesidade.

8 Frutas secas, como uva passa e ameixa, e oleaginosas, representadas por castanhas, nozes e companhia, são excelentes opções, desde que consumidas com moderação. Além de saborosas, as oleaginosas são altamente nutritivas e favorecem a diminuição do LDL, o colesterol ruim, e o aumento dos níveis da versão boa, o HDL. Na ceia natalina, dê preferência a frutas frescas e pouco calóricas, como melão, melancia, uva, kiwi e morango.

9 Prefira sucos, chás gelados e água no lugar de refrigerantes e seja moderado na ingestão das bebidas alcoólicas. Brinde o natal e o ano novo com uma taça de champanhe ou de vinho.

10 Escolha apenas um tipo de sobremesa. Ou, se for impossível resistir a tantas tentações, consuma um pedaço bem pequeno dos seus doces preferidos. Mas atenção: evite os excessos de rabanada, tortas e doces refinados, com coberturas e recheios gordurosos.

Onde eu vi: Saúde é Vital

Nenhum comentário:

Postar um comentário