domingo, 28 de agosto de 2011

Planeta dos Macacos: A Origem

Para ser sincero, eu não esperava muito dessa nova versão do filme, pois o tema já estava meio surrado demais e por mais que se tentasse criar algo novo, nada me parecia tão animador.

Eu estava enganado! Com um roteiro inteligente, uma narrativa fantástica e efeitos visuais magníficos, este é o melhor blockbuster do ano que já vi até agora. A atuação de James Franco é mediana e não me convenceu no papel de cientista importante que trabalha em uma grande empresa, o  laboratório Geneis, que está pesquisando uma possível cura para o Alzenheimer. O laboratório faz experiências com macacos, mas por uma série de coincidências um deles, chamado de Olhos Brilhantes, sofre uma mudança de DNA e passa para seu herdeiro.

O personagem mais interessante e bem trabalhado da trama é o macaco Cesar (gostei da referência histórica, também). A WETA - a equipe que venceu o Oscar® com Avatar - criou com animação computadorizada um símio capaz de uma interpretação dramática delineada por cargas de emoção e inteligência inéditas.  Os movimentos e expressões emprestados por Andy Serkis são absurdamente perfeitos e fica impossível notar que se trata de uma animação.  Existe uma riqueza e perfeição de detalhes espetacular. O curioso é que em vários momentos eu me flagrei torcendo para os macacos e não para os humanos (contra nós mesmos). Saí boquiaberto do cinema. Vale muito a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário