terça-feira, 6 de setembro de 2011

A Rotina de uma Gueixa

Para conhecer um pouco mais da cultura japonesa, o documentário abaixo vale ser visto. Ao contrário do que muitos pensam, a gueixa não é uma prostituta. Ela pode manter relações sexuais com o cliente, mas esse não é seu objetivo final, que é entretê-los por meio da arte. No Japão, diferentemente daqui, a pessoa só é considerada prostituta se sua principal fonte de renda for a venda do sexo. As gueixas podem se recusar a transar com clientes – diferente das prostitutas.

Miehina the Kyoto Geisha from Glen Milner on Vimeo.

Abaixo, uma tradução livre das declarações de Miehina durante o mini-documentário.

“Em Kyoto, não se pode ser Gueixa apenas uma parte do seu tempo. Nós vemos isso como uma profissão. Nós passamos o dia todo treinando as artes do entretenimento para depois nos apresentarmos aos convidados. Nós sempre estamos tendo novas lições, pois vemos a profissão da Gueixa como um processo contínuo de aprendizado. Quando você é promovida, isso significa mais coisas para aprender e dominar. Não há como medir a performance, por isso nós trabalhamos duro na prática. A parte difícil desse trabalho é a dedicação necessária. Muitas vezes temos que passar da manhã ao final da tarde treinando, depois vamos para casa, nos vestimos rapidamente e já temos que ir trabalhar. É muito estressante física e mentalmente, mas não nos é permitido mostrar o quão cansada estamos na frente dos convidados. Não podemos relaxar, até chegar em casa após as performances. Meu trabalho é prover um momento de prazer para os convidados. Eu pratico formas tradicionais de entretenimento japonês, como dança, alguns jogos e canto. O que é difícil na dança é que temos que captar as letras da música e compreender o significado dessa letra. A coreografia está ligada à letra. Nos expressar por uma dança que se combine com a letra é muito importante e muito difícil para nós. Sou de uma família de Gueixas e estou nisso minha vida toda. Não sei quando vou me aposentar. Pelo menos por enquanto eu gosto de ter lições e fazer performances. É o que eu quero fazer e não vou largar esse trabalho tão em breve”

Onde eu vi

Nenhum comentário:

Postar um comentário