terça-feira, 16 de março de 2010

Papo de Líder - Líderes conquistam equipes e não exigem obediência

Regina enviou uma contribuição muito bacana por e-mail com uma entrevista com o tema acima que o site RH.com.br com o consultor organizacional, Paulo Roberto de Souza, autor do livro "A Nova Visão do Coaching na Gestão por Competências", lançado pela Editora Qualitymark. Achei bastante pertinente e separei alguns pontos interessantes. Se você quiser acessar a entrevista completa clique aqui. Regina (Rendi) obrigado pela participação.

RH.com.br - O senhor atua há muitos anos como consultor. Qual o seu conceito sobre liderança eficaz e que, consequentemente, agrega valor às empresas?
Paulo Roberto de Souza - O verdadeiro e o principal papel das lideranças é cuidar da expansão dos negócios, seja trabalhando nas áreas de marketing, vendas, operações ou em posições administrativas. Independente da área, os líderes precisam estar atentos em descobrir novas oportunidades de negócios, tanto comerciais, financeiros, ou em tributos, contabilidade ou ainda em inovações em produtos e serviços de forma a oferecer cada vez mais ofertas que agreguem cada vez mais valor aos clientes.
Por muito tempo, e ainda convivemos com esta realidade, muitos líderes ocuparam-se em cuidar da problemática do dia a dia em seus negócios, abdicando da dedicação à evolução da empresa.

RH - Quais as principais competências que identificam o líder da atualidade?
Paulo Roberto de Souza - Seguramente desenvolver pessoas é uma delas. Ter a capacidade de estabelecer os rumos do negócio e se comunicar com clareza junto às equipes, entender quais as competências necessárias que podem ser desenvolvidas em cada membro do seu time são habilidades extremamente importantes nos líderes.
Além disso, claro, é necessário saber como desenvolver tais competências, perceber a quem delegar determinadas atividades, quem precisa de mais apoio e acompanhamento e se dedicar-se a isso diariamente, como uma de suas mais importantes tarefas. Os planejamentos estratégicos e as análises de SWOT (Strengths/Forças, Weaknesses/Fraquezas, Opportunities/Oportunidades Threats/Ameaças) estão nas gavetas, já que tais planos não preveem um mapeamento e um plano de desenvolvimento das pessoas para se atingir as metas definidas.

RH - Qual o principal entrave que as organizações encontram para captar e reter líderes que fazem a diferença?
Paulo Roberto de Souza - Podem existir vários entraves, dependendo de cada situação. Contudo, me chama a atenção - e tenho ouvido muito dos executivos das empresas em que atuo - o fato da pessoa que está acima deste líder que tanto se procurou, não oferece espaço suficiente para que ele empreenda. Costumo dizer que essas mesmas pessoas pedem demissão dos líderes e não das empresas.
As pequenas e as médias empresas têm atraindo muitos líderes exatamente pela chance que eles possuem de serem menos podados, já que os processos são mais flexíveis e que ainda há muito a se estruturar nessas organizações, ou seja, muito trabalho a ser realizado. Isso faz com que as lideranças sintam mais liberdade, ao passo que são convidadas e desafiadas a implantar tudo o que aprenderam em grandes multinacionais e globais, por exemplo. Este fenômeno também ocorre faz alguns anos nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário