quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

2010 com as contas em dia

Já tem algum tempo que tenho planejado um post sobre economia pessoal. Prá quem ainda não sabe, sou formado em Economia, e apesar disso, sempre evito um pouco o assunto fora do trabalho, para não parecer técnico demais ou chato demais. Por outro lado, já me deparei também, com alguns amigos que tem uma certa dificuldade para controlar e manter as finanças pessoais em ordem.

No final de ano no período de recesso entre o Natal e o Ano Novo, pesquisei um pouco sobre o assunto e rascunhei um post que infelizmente só estou conseguindo concluir agora. Na época lendo uma matéria no site da INFO, sobre controle de finanças pessoais, achei tudo muito básico e batido, porém um dos comentários (veja aqui), confesso que foi muito mais feliz que a matéria toda e indicava um serviço da web chamado “Minhas Econômias”. O serviço é gratuito e funciona diretamente na web. Você cadastra as contas que deseja controlar e passa a categorizar os seus gastos. Achei tudo muito prático e pode ser configurado de acordo com suas necessidades. Permite importar extratos gerados em arquivos pelo site do seu banco e também exporta os dados em formato excel caso você queira montar algum relatório. Atenção: Não existe nenhuma ligação entre o serviço e seu home banking, em hipótese alguma. E as informações inseridas lá são as que você coloca ou importa apenas. Achei mais rápido e prático. E até a INFO finalmente se rendeu agora, lançando uma matéria exclusiva depois do puxão de orelha na matéria anterior.

Um comentário:

  1. Eu não confio minha informações financeiras a um site nas nuvens.

    O Banco do Brasil tem um serviço disponível para todos os clientes que faz praticamente a mesma coisa. É o gerenciador financeiro pessoal.
    Tem ferramenas bem interessantes para classicar despesas, gráficos e várias planilhas de acompanhamento.
    Para quem é cliente basta acessar a conta na internet e clicar em "Minhas finanças".
    Para quem usa mais de um Banco não dá certo.

    ResponderExcluir