quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Já ouviu falar em “Job Rotation”?

Rita Paladino da revista VOCÊ S.A., escreveu uma matéria muito interessante sobre mais esse método de trienamento que entra com força no mercado de trabalho nacional e que eu transcrevi abaixo.

“Job em inglês é trabalho, e rotation é rodízio. Em definição simples, é o “rodízio de funções promovido por uma empresa, de modo que o funcionário possa adquirir novos conhecimentos em setores diferentes e acumular experiências, sem sair da companhia em que trabalha”, diz André Franco, que já passou por diversos setores da empresa de advocacia onde trabalha.

Diretores, gerentes, ou pessoas que ocupam cargos elevados na organização já passaram ou vão indicar pessoas para a prática do job rotation. A sua importância consiste em fazer com que as pessoas que ingressarão em cargos de comando possam ter conhecimento, mesmo que genérico, de cada setor ou atividade. É a rotação em cada trabalho ou área para agregar valor e saberes que serão muito úteis na gestão do dia a dia da empresa. Ou, no caso do André, de vários tipos de áreas jurídicas que o escritório cuida.
Ainda que estudiosos considerem os especialistas um ponto essencial para as empresas, o generalista é, sem dúvida, o mais indicado, principalmente em cargos de direção e gerência. Um exemplo típico de quando acontece ojob rotation é o ingresso dos chamados trainees nas empresas. Eles, ao contrário dos gerentes que passam anos em determinados setores e só depois são realocados, em poucos meses conhecem todos os setores da organização e suas principais atividades, pois são contratados para assumirem diretamente cargos de responsabilidade. É o chamado “sangue novo” dentro da empresa.

Mas, às vezes, a prática é mal compreendida. Alguns profissionais não têm a maturidade em compreender que, muitas vezes, as mudanças ocorridas podem significar uma promoção ou mesmo uma espécie de teste aplicado pelas gerências que buscam pessoas que aceitem desafios e estejam dispostas a mudar.
“O conhecimento deve ser buscado sempre, independentemente de remuneração. Saber, conhecer, entender, compreender o que está ocorrendo na empresa, em todos os setores dela, ou, no meu caso, em áreas diferentes do Direito, é relevante no processo de alicerçar a capacidade de contrair mais responsabilidades e, consequentemente, de assumir novos desafios, novas funções e cargos”, conclui André.

De qualquer modo, cabe ao administrador, gerente etc. o conhecimento do job rotation para aplicação na sua empresa, bem como cabe ao empregado, o entendimento de que essa prática é útil àqueles que desejam crescer dentro da organização.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário