sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Problemas com cravos e espinhas?

Se mesmo após a adolescência, os cravos e espinhas ainda insistem em fazer parte da sua vida. Lembre-se que o problema pode estar nos produtos para o rosto que você está usando.

De acordo com o dermatologista Luiz Guilherme Martins Castro, para muitos adultos essa prevalência ocorre devido ao uso de produtos inadequados para o rosto e para o tipo de pele. "Outros fatores podem ser excesso natural de oleosidade ou do consumo de alguns medicamentos, anabolizantes ou vitamina B", completa. Veja como acertar na limpeza e na hidratação para evitar a acne.

 Como tudo começa Cravos e espinhas são estágios diferentes do mesmo problema. Trata-se de uma mistura de gordura, células mortas e bactérias que se forma quando os poros são obstruídos pelo excesso de sebo. "Ao passar para a camada mais superficial da pele, essa mistura sofre uma oxidação em contato com a poluição do ar e surge o cravo, de cabeça preta. Se houver infecção nesse quadro, mais bactérias se aglomeram na região provocando inflamação, ou seja, a espinha: com pus e vermelhidão", explica Martins Castro.

Trabalho diário Para quem tem pele oleosa, o indicado é comprar um sabonete detergente e lavar o rosto de duas a três vezes ao dia. Sabonetes abrasivos também ajudam a remover o excesso de sebo. Para os homens de pele normal, o ideal é enxaguar a face uma ou duas vezes ao dia. O mesmo vale para as pessoas com pele seca. Elas, porém, devem usar sabonetes menos desengordurantes, como os feitos para bebês. "A hidratação deve ser sempre acompanhada da limpeza. Mas é importante que cada homem respeite seu tipo de pele e compre produtos adequados a ela e exclusivos para o rosto. Não aplique na face o mesmo creme do corpo", ensina o dermatologista.

Automedicação Não há nenhuma prova científica de que alimentos ou mesmo prisão de ventre interfiram no aparecimento da acne. Se cuidar corretamente da pele não resolver o problema, não mude a dieta por conta própria nem aceite a primeira dica de algum amigo sobre remédios milagrosos. Cerca de 45% dos brasileiros se automedicam quando o problema é acne. O ideal é procurar orientação médica.

Onde eu vi

Nenhum comentário:

Postar um comentário