domingo, 28 de fevereiro de 2010

Linux Ubuntu – Minha experiência

Resolvi escrever este post para esclarecer e relatar alguns pontos, segundo a minha experiência como usuário do Linux Ubuntu e que pode ajudar e orientar os leitores do meu blog que tenham a mesma curiosidade que eu tive e queiram se aventurar na troca de sistema operacional:

  • O Linux não é o Windows que não precisa pagar. Linux e Windows são SOs diferentes. Muitos comandos e aplicativos que estão disponíveis para o windows, não necessariamente estão disponíveis em Linux. O mais usados estão sim. Fique tranquilo!
  • Antes de qualquer coisa, faça backup dos seus arquivos. Eu investi num HD externo de 320gb, pois eu tenho muitos dados a serem armazenados e aproveitei para investir também em algo mais seguro que CDs e DVDs;
  • A instalação é automática e conduzida. Você vai respondendo algumas perguntas e o sistema faz tudo sozinho. Sim! Faz tudo sozinho! Reconhece e instala todo o Hardware e deixa tudo funcionando! É muito fácil! A única coisa que não funcionou (ainda) foi minha câmera, mas ela é da Microsoft! Preciso dizer algo mais?
  • O Linux evoluiu muito e a interface gráfica dele hoje é muito boa, o que torna o uso fácil e intuitivo. O sistema é bonito e roda praticamente todos os arquivos de música, vídeos, fotos;
  • É importante ter uma boa conexão com a internet, pois o programa faz atualizações e usa a internet para isso. Depois da instalação, no meu caso, foram baixados e atualizados 243 arquivos;
  • Como o Linux, tem um número menor de usuários, então é necessário que você seja curioso e busque na internet soluções e programas que por ventura, não estejam incluídos na instalação. Existem vários foruns e grupos de discussão sobre o assunto. Além de curiosidade é bom também ter noções de outro idioma, pois a solução pode estar em um site de outra língua;
  • Vantagens do Linux: É livre e de graça. É mais simples e por isso, mais leve, rápido e prático.  É mais estável e dificilmente trava ou “dá pau”. A maioria dos usuários não usa antivírus, pois o número de pragas para esse sistema é infinitamente menor, não justificando a necessidade. Além disso:
    1. Windows é o sistema dominante e, sendo assim, o mais visado;
    2. Plataformas Unix têm um sistema de permissão mais robusto que dificulta a ação de pragas digitais;
    3. O usuário de Windows é, em geral, mais leigo que o usuário de Linux e portanto mais vulnerável aos ataques digitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário