sábado, 27 de fevereiro de 2010

Linux - Ubuntu (Karmic Koala)

Há pelo pelos 1 mês, eu e meu amigo Júnior (Cascavel-PR) temos conversado bastante sobre o sistema operacional Linux-Ubuntu e confesso que fiquei intrigado com a simplicidade e as facilidades, em torno do sistema que ele me contava. Ele é adepto e nem pensa mais no dia que usou o Windows.

Ubuntu é um sistema operacional baseado em Linux desenvolvido pela comunidade e é perfeito para notebooks, desktops e servidores. Ele contém todos os aplicativos que você precisa - um navegador web, programas de apresentação, edição de texto, planilha eletrônica, comunicador instantâneo.

Obviamente, minha curiosidade não deu trégua até o momento que decidi estabeler um projeto. Sim. pode parecer maluquice, mas trato as coisas que quero fazer como projetos. Estabeleço as prioridades, as etapas e só paro quando consigo finalizar.

Decidi que o desktop daqui de casa funcionaria com Linux e o notebook continuaria com Windows XP, afinal não sou tão xiita assim. E confesso que não acreditava muito no Linux com interface amigável. Sinceridade! QUEBREI A CARA! O Linux Ubuntu, é muuuuuuito bom. Uso a última versão que é a  Ubuntu 9.10 - o Karmic Koala - lançado em Outubro de 2009 e com suporte até Abril de 2011. O sistema faz tudo sozinho e reconhece praticamente todos os hardwares instalados sem nenhum problema. É fantástico!

Agora, sabe o que mais legal de tudo isso? Existe uma filosofia! A filosofia Ubuntu  é construída em volta dos ideais de que software deve ser disponibilizado gratuitamente, que ferramentas de software devam ser usáveis pelas pessoas em suas línguas locais e apesar de qualquer deficiência, e que as pessoas devem ter a liberdade de personalizar e alterar o software de qualquer maneira que os atenda. Não é legal? Dê uma chance ao Linux e arranque de uma vez por todas o Windows "Pirate Edition", se este for o seu caso.


PS: Escrevi este post usando meu desktop com Linux Ubuntu, e o FireFox com o editor ScribeFire. Perfeito!

Onde eu vi

Um comentário: